TIPOS DE VERMUTES E SUAS HARMONIZAÇÕES

 

O Vermute é um aperitivo único composto de vinho branco, há vermutes que levam mais de 40 ingredientes, como, ervas e especiarias, substâncias amargas, absinto romano, cálamos, flor elder, angélica, lírio florentino, genciana, canela, cravo-da-índia, noz-moscada, cardamomo, álcool (para regular a graduação alcoólica), açúcar (caramelo).
Já a cor tinta se dá pela mistura de um xarope de açúcar aromatizado e fortificado por um brandy. Fácil de beber pela sua doçura floral e aroma marcante. A percentagem do vinho na fabricação é de 70% a 80%.

O Vermute atualmente é produzido em quase todos os países de vinícolas, no entanto os Vermutes de maior fama são os italianos e os franceses.

As marcas de Vermute mais conhecidas no mercado são as seguintes:

• Martini Cinzano
• Gancia Carpano
• Noilly Prat
• Cora Mirafiore
• Chambery Chastenet
• Stock

Entre os conhecedores há quem diga que os melhores vermutes secos são os franceses, enquanto os italianos fazem os melhores vermutes doces. No entanto, quase todas as grandes empresas preparam os vermutes em pelo menos quatro versões, além de algumas preparações diferenciadas:
Rosso: com sabores cítricos, doce, com gosto final ligeiramente amargo.
Bianco: doce, perfumado, encorpado, com toques de ervas frescas e limão.
Rosé: aromas de laranja, canela, cravo e baunilha. É um pouco mais leve.
Extra Dry: branco e seco, com aromas vibrantes de ervas.

HARMONIZAÇÃO

Como aperitivos, os vermutes podem ser bebidos sozinhos, sobre gelo, com uma casquinha de limão, laranja, uma cereja, uma azeitona ou uma cebolinha de coquetel. Diluídos em água gaseificada ou soda ficam refrescantes e aromáticos. Algumas empresas francesas preferem chamar seus vermutes de “vinhos de aperitivo”.

 

 

 

 

Belmiro Comercio de Bebidas e Alimentos LTDA - CNPJ: 16.863.387/0001-40 © Todos os direitos reservados. 2016

Blog Desenvolvido por: Equipe Belmiro Bebidas Company